terça-feira, 11 de março de 2008

ATIVIDADES BÁSICAS DO CCEPA

1 . GRUPOS DE ESTUDO
Como instituição cultural, o CCEPA desenvolve, fundamentalmente, atividades de estudo, pesquisa e difusão do Espiritismo. Seus diversos grupos organizam-se em três níveis:
a) CURSOS DE INICIAÇÃO AO ESPIRITISMO - CIESP - programa rápido onde, em seis reuniões semanais, são apresentados os princípios que constituem a essência do Espiritismo.
b) CICLO BÁSICO DE ESTUDOS ESPÍRITAS - CIBEE - que oferece noções básicas a iniciantes num programa de nove meses de duração, com encontros semanais.
c) GRUPOS DE ESTUDO SISTEMATIZADO - destinados a pessoas que, tendo cursado o CIBEE, desejem prosseguir o estudo do Espiritismo, integrando o quadro de associados do CCEPA. Aos integrantes desses grupos é facultada a participação nos grupos de estudo e educação da mediunidade.
2. EVENTOS CULTURAIS
São realizadas, com regularidade, duas vezes por semana, reuniões públicas denominadas “Grupos de Conversação” onde, através do diálogo, é estimulado o questionamento dos temas abordados fugindo dos enfoques místico-moralistas não respaldados pelo Espiritismo.
Mensalmente, uma conferência pública formal é realizada com expositores especialmente convidados.
Além dessas atividades regulares, são promovidos seminários, jornadas de estudo e até Congressos.
3. DIFUSÃO DOUTRINÁRIA
O CCEPA mantém uma livraria em sua sede onde estão expostas as obras de Allan Kardec, pseudônimo do pedagogo francês Prof. Hippolyte Leon Denizard Rivail, além de obras psicografadas por diversos médiuns e de autores clássicos e contemporâneos do Espiritismo. Escritores não espíritas mas cujas obras abordam temas correlatos, também ali estão expostos.
Uma biblioteca e uma áudio-videoteca permitem aos associados consultas a livros e palestras gravadas.
Graças a contatos qualificados mantidos junto a órgãos de imprensa, notadamente Rádio e TV, tem sido possível a participação sistemática do CCEPA em programas regionais com apreciável repercussão.
4. JORNAL "OPINIÃO"
Editado mensalmente e tendo como encarte o boletim “América Espírita” da Confederação Espírita Pan-Americana, nosso jornal constitui-se no grande divulgador das idéias e do pensamento do CCEPA e da CEPA.
Com tiragem de 1000 exemplares, formato moderno e dinâmico, tem assinantes em todo o Brasil, América e Europa.

.LIVROS
Visando a difundir os princípios que norteiam sua ação o CCEPA editou as três obras ilustradas abaixo, duas das quais em parceria com a CEPA, destacando a visão Kardecista, progressista e livre-pensadora da mesma.

Os interessados em adquirir estes livros podem fazer contato com o CCEPApelo e-mail: ccepars@gmail.com




Um comentário:

conexaoamado disse...

Não esta na hora de aumentar a tiragem deste informativo?
Não seria o momento de buscar anunciantes para bancar o jornal e deixar ele atingir muito mais pessoas?
Já tive um jornal onde divulgava a doutrina espirita, estou parado e hoje só faço a divulgação pelo meu blog.
Mas, se tiverem interesse em discutir o assunto, estarei ansioso e motivado para colocarmos 5.000 exemplares na rua.