segunda-feira, 13 de setembro de 2010

IDENTIDADE DO ESPIRITISMO FOI TEMA DO ENCONTRO DA CEPABrasil

.
Embalados pelo lema “gente da boa cepa na terra dos vinhedos”, delegados e amigos da Confederação Espírita Pan-Americana reuniram-se de 3 a 6 de setembro último, nas instalações do Hotel Dall’Onder, na cidade de Bento Gonçalves/RS, “capital brasileira da uva e do vinho”.

O II Encontro Nacional da CEPABrasil foi promovido pela Associação Brasileira dos Delegados e Amigos da CEPA - http://cepabrasil.blogspot.com - e organizado pelo Centro Cultural Espírita de Porto Alegre - http://ccepa.blogspot.com - , com o apoio do Lar da Caridade, de Bento Gonçalves. O evento contou com a presença de cerca de 150 participantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Paraíba e Ceará, recebendo, ainda, uma delegação da Argentina, integrada pelo presidente da CEPA, Dante López, e vários outros dirigentes da instituição pan-americana.

A abertura, na noite de sexta-feira (3/9), após belíssima apresentação de balé, a cargo de uma escola de dança da cidade serrana que sediou o evento, constou de uma conferência proferida pelo ex-presidente da CEPA, Milton Medran Moreira, abordando “Espiritismo – dos fundamentos às consequências”.

Nos três dias seguintes, os pensadores espíritas Jaci Regis, Mauro Spínola, Dante López, Jacira Jacinto da Silva, Luiz Signates, Homero Ward da Rosa, Moacir Costa de Araújo Lima, Amely Martins, Ricardo Nunes, Matheus Laureano, Marcelo Henrique Pereira, Ademar Arthur Chioro dos Reis e Adão Araújo, em conferências, painéis e mesas-redondas aprofundaram o tema “identidade do espiritismo”, abordando seus aspectos científicos, sociais, filosóficos e éticos. Todos os temas comportaram debates e trocas de opinião, com a livre manifestação de todos os presentes.

Ao final, em reunião da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA, foi aprovada uma Carta de Posicionamentos da CEPABrasil, pronunciando-se sobre a identidade do espiritismo e abordando temas ligados ao movimento espírita brasileiro. O documento será brevemente levado à publicação. Também foi feito o lançamento oficial do XXI Congresso Espírita Pan-americano, que será realizado no período de 5 a 9 de setembro de 2012, em Santos-SP.

Um jantar de confraternização, com cardápio e espetáculo artístico típicos do Rio Grande do Sul e também a visita a uma vinícola da cidade integraram a programação. No encerramento, foram entregues as credenciais aos novos delegados da Confederação Espírita Pan-americana e outorgado o diploma de adesão à União das Sociedades Espíritas do Estado do Ceará. Usaram da palavra o presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, Rui Nazário de Oliveira e a presidenta da CEPABrasil, Alcione Moreno, agradecendo a participação de todos. Logo após, em clima de muita emoção, entoou-se a canção “Semente do Amanhã”, do Gonzaguinha, previamente ensaiada pela maestrina Sandra Regis, cantada por todos os integrantes do Encontro.