sexta-feira, 4 de março de 2011

VALEU, MAESTRO!

       O toque de emoção do Carnaval brasileiro fica por conta da Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo, com a homenagem ao grande maestro João Carlos Martins (na foto).
    Que homem extraordinário aquele! Sua vida é um exemplo do quanto o ser humano é capaz de realizar por um ideal. O ideal dele sempre foi a música. Ainda criança, demonstrou sua irresistível vocação.  Há pessoas que já nascem talentosas. Trazem, certamente de outras vidas, aptidões que as fazem gênios desde pequenos.  Assim foi com João Carlos que, aos oito anos, já dominava com maestria as teclas do piano e foi vencedor de um concurso executando músicas de Bach. Logo seria um pianista conhecido no mundo inteiro.
          Depois, o Brasil e o mundo acompanharam o drama do grande instrumentista. Um grave acidente seguido de uma doença que o privaria dos movimentos da mão direita. Quando se recuperava, foi vítima de um assalto que lhe deformou as duas mãos. Já não poderia tocar piano. Mas, seu amor pela música levou-o a recomeçar a carreira como maestro.
           Hoje, João Carlos Martins dedica-se a um grande projeto de inclusão social através da música. Rege uma orquestra de jovens carentes, em São Paulo. E, incrível, voltou a tocar piano, superando suas deficiências físicas.
           Por tudo isso, a escola de samba paulista fez de João Carlos Martins o grande homenageado deste Carnaval. Com o sambe-enredo “A música venceu”, mesclou o clássico com o popular. Sinfonias de Bach evocadas no samba que nasce da alma do povo brasileiro. Lindo espetáculo, celebrando um notável exemplo de superação, coragem e amor à vida!
          Valeu, maestro! Não basta tocar a vida. É preciso saber regê-la. 
Milton Medran Moreira
Artigo publicado no Jornal 'Diário Gaúcho" de 08/03/2011