domingo, 13 de dezembro de 2015

A PROPÓSITO DO NATAL

POSSIBILIDADES
Dirce de Carvalho LeiteDirigente de Grupo de Estudos do CCEPA
                                  
Tudo na vida é possibilidade que se apresenta para nós para construirmos o que desejarmos. Impossível ter neutralidade, pois não desejar e não escolher é também uma forma de se posicionar diante da vida.

O momento presente, independente de datas demarcadas para celebrações, é sempre aquele que se abre em possibilidades para continuarmos como estamos ou para viver diferentemente, de um modo sempre mais lúcido, mais rico, mais feliz.

A possibilidade mais fecunda é a de nos conhecermos e de, ao fazê-lo, superarmos obstáculos, insuficiências, ignorâncias, sentimentos, desejos, pensamentos que nos seguram na imobilidade e na petrificação de comportamentos que não contribuem para nossa felicidade e para a dos que nos cercam.

Possibilidades de mudança para um estado de ser e de existir mais pleno pedem planejamento e determinação. Sempre podemos apressar, com vontade e disciplina, o nosso ritmo de crescer, de evoluir. Cada dia e cada momento são apropriados para avaliações pessoais. Postergar pode nos privar das realizações, pois, o dia de amanhã já nos escapa. Avaliações nos apontam equívocos de toda ordem e apontam para transformações buscadas. Diagnósticos identificam o que precisa ser tratado, enfrentado para ser curado por nós mesmos.

Avaliações e diagnósticos existem para nos impelir para a frente, superarmos lamentações e, servindo-nos das lições colhidas, construirmos, com leveza e alegria novos patamares de sabedoria.

As datas do calendário deveriam ser apenas momentos de celebrações daquilo que fazemos em cada minuto da vida. Um aniversário, a celebração de uma vida rica de amor dado e recebido; uma páscoa, a celebração das tantas “passagens” que nos edificaram; um natal, a celebração de todos os “nascimentos” interiores que nos tornaram pessoas mais fáceis de conviver e mais potentes para amar quem nos rodeia.

Datas são, portanto, possibilidades de celebração... Celebração daquilo que cada novo dia nos convida a viver: a coragem nas lutas; fé em nós mesmos e em Deus; fraternidade em nossas falas, escutas, ações; alegria em partilhar o que temos de mais precioso; procura constante pelo saber; ampliação da nossa maturidade; sentimento de utilidade ao próximo; construção de uma história de vida sempre mais cheia de amorosidade para conosco mesmos e para com o nosso semelhante, para com todos os nossos semelhantes.

QUE A DATA QUE SE APROXIMA SEJA POR NÓS CONVERTIDA EM POSSIBILIDADES DE CONCRETIZAR A PAZ, A JUSTIÇA, O AMOR E A VERDADEIRA CARIDADE.