quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CCEPA NA MÍDIA


EDUCAÇÃO - A ALMA DA SOCIEDADE

         Todos nós que escrevemos para jornais da RBS fomos convidados a participar da campanha “A Educação precisa de respostas”.  Literalmente, vestimos a camiseta. Quanto a mim, vou guardar a foto que fiz para a campanha como parte de meu modesto currículo. Se quiserem, podem até colocá-la em meu túmulo. Se é que terei túmulo. Prefiro ser cremado. De meu corpo, aliás, façam o que quiserem. Quero mesmo é levar para a outra dimensão da vida o único patrimônio que, por lá, tem valor: o que aprendi e fiz de bom nesta encarnação.
 A vida terrena é uma escola para o espírito. Aprendemos uns com os outros. Todos temos algo a ensinar e aprender. Allan Kardec, que era um pedagogo, definiu a educação como “a arte de formar caracteres”, ou “o conjunto de hábitos adquiridos”. Outro escritor do Século 19, J.K Chesterton, disse que “a educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra”.
A RBS lança a campanha no exato momento em que Estado e sociedade buscam soluções para a grave questão penitenciária. Presos superlotam as cadeias. Já não se sabe o que fazer com eles. Com o avanço da criminalidade, não se vislumbram soluções a curto prazo. Reeducar certos delinquentes é tarefa difícil. Não é fácil remover hábitos adquiridos. Pitágoras, um filósofo da Antiguidade, sabiamente recomendava: “Educa a criança e não precisarás punir os adultos”. Ele sabia que não há obra mais valiosa que a educação. É, sim, a alma da sociedade transmigrando de geração a geração.
Já perdemos tempo demais. É hora de se dar respostas. Para que as próximas gerações não sofram o que padecemos hoje.

Milton Medran Moreira
Crônica publicada no jornal "Diário Gaúcho" de 04 de setembro de 2012.