sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CCEPA NA MIDIA



SEJA VOCÊ A MUNDANÇA
Era um homem de uns 70 anos. No canteiro central da avenida, preparava-se para atravessá-la. Em meio à grama, havia uma sacola plástica, jogada, quem sabe, por algum irresponsável. Tranquilamente, apanhou-a e, já no outro lado, depositou-a numa lixeira junto à calçada.
Quantas pessoas, no mesmo dia, teriam pisado naquela sacolinha? Talvez eu próprio o tenha feito, segundos antes. Mas, só ele tomou uma atitude para evitar que o material poluente fosse, com a próxima chuva, despejado no arroio Dilúvio, dali desembocando no Guaíba, a caminho de seu destino final: o fundo do oceano, junto a toneladas de lixo.
Vendo a cena, lembrei-me de conselho do pacifista indiano Mahatma Ghandi, uma das maiores personalidades do Século XX: “Seja você a mudança que deseja para o mundo”.
Todos dizemos desejar a paz, a harmonia social e familiar. Sonhamos com um mundo onde impere a honestidade, livre de violência, roubo ou corrupção. Todos estamos de acordo com a preservação do meio ambiente. Queremos manter a Mãe Terra saudável para receber as próximas gerações, das quais nós mesmos talvez façamos parte, pois aqui, reencarnamos muitas vezes. Normalmente, demonstramos isso fazendo e reivindicações, especialmente a nossos homens públicos. Deles cobramos atitudes honestas, coerentes e saudáveis. Nem sempre, porém, fazemos a nossa parte.
O homem que vi apanhando a sacola plástica no canteiro da avenida demonstrou conhecer uma lei fundamental da vida: somos todos parte de um todo. Um a um, nossos pensamentos e ações influem positiva ou negativamente no universo inteiro. Cada um de nós é agente das mudanças que todos desejamos.

Milton Medran Moreira
Crônica publicada no jornal Diário Gaúcho de 17.09.2013