terça-feira, 28 de abril de 2009

BUSCANDO NOVOS CAMINHOS

*ENCONTRO COM JACI REGIS E MARCELO HENRIQUE
*
Conforme havia sido combinado, na tarde de 25 de abril, sábado, reunimos na nossa sede social os associados mais responsáveis pelas diversas atividades da casa para receber os companheiros Jaci Regis na condição de Presidente do Instituto Cultural Kardecista de Santos e Marcelo Henrique, Presidente da ADE-SC, ambos portadores de propostas que, independentemente de seu mérito, atestam a postura dinâmica do segmento livre-pensador do espiritismo brasileiro.
Na recepção dos convidados e na análise das sugestões apresentadas, juntaram-se a nós os queridos amigos da Sociedade Espírita Casa da Prece de Pelotas: Homero e Regina, Otaviano e Suedy e Dora Helena.
A primeira parte da programação coube a Jaci Regis um dos intelectuais espíritas mais preocupados com a permanente construção do espiritismo nos moldes dinâmicos propostos pelo seu fundador. A apresentação e debate do seu “Modelo Conceitual da Doutrina Kardecista” desenvolveu-se das 14 às 16 horas. A reflexão de Jaci Regis parte de uma análise crítica do modelo vigente no Brasil, excessivamente cristianocêntrico, para propor um modelo mais consentâneo com as exigências do nosso tempo. Nos debates que se seguiram a apresentação não houve nenhuma discordância significativa à proposta. A designação de Kardecismo para este modelo foi, porém, rejeitada unanimemente pelos participantes.
No que se refere ao CCEPA, a proposta será selecionada para reflexão dos grupos de estudo.

Depois de um intervalo no qual, com salgadinhos e um bolo comemoramos o 73º aniversário do CCEPA, retornamos aos debates, desta vez para apreciar a exposição de Marcelo Henrique sobre o novo modelo administrativo adotado recentemente pela Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo-ABRADE. Substituindo a antiga configuração presidencialista o novo formato privilegia a igualdade de importância entre as entidades filiadas, sem qualquer hierarquização entre pessoas ou instituições.
Depois da apresentação o Secretário administrativo da Abrade formalizou um convite ao CCEPA para que participasse desse esforço renovador como entidade filiada.
O convite foi bem recebido pela administração que se comprometeu de providenciar a documentação necessária para a filiação.
Os trabalhos foram encerrados pelo presidente do CCEPA Rui N. de Oliveira.
À noite o encontro foi encerrado com um delicioso churrasco gaúcho.